1
– Complete as frases sobre a sociedade do Antigo Regime na França. Utilize o banco
de palavras (somente algumas serão usadas): (0,4)
CLERO – NOBREZA -
PRIVILÉGIOS - ESTADOS – DÍVIDAS – TRABALHADORES
a)
Na França do antigo Regime, predominava uma
sociedade em que o clero e a nobreza tinham enormes
___________________________________________ e o rei se apresentava como
representante de Deus na Terra.
b)
A sociedade francesa estava dividida em três
_____________________________.
c)
O Primeiro Estado era composto pelo
____________________________ e o Segundo Estado era formado pela nobreza.
d)
O Terceiro Estado pagava todos os impostos era
composto por camponeses, burgueses e ______________________________ das
cidades.
2
– Estabeleça a correspondência entre as duas
colunas: (0,4)
A)
Possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas.
|
( )
Trabalhadores urbanos
|
B)
Vivia à custa da monarquia e do trabalho dos camponeses.
|
( ) Clero
|
C)
Constituíam cerca de 80% da população e pagavam impostos.
|
( ) Nobreza
|
D)
Ocupavam-se do comércio e da indústria e também pagavam impostos.
|
( )
Burguesia
|
E)
Viviam e trabalhavam em cidades e eram fortemente atingidos pelas crises de
fome.
|
( )
Camponeses
|
3 – Assinale (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a)
( ) As
contas da monarquia absolutista francesa estavam desequilibradas, por isso o
rei Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais.
b)
( )
Assembleia dos Estados Gerais era composta somente por representantes do
Primeiro e do Segundo Estados.
c)
( )
Na Assembleia dos Estados Gerais o Primeiro e Segundo Estados tinham direito a
dois votos; enquanto o Terceiro Estado tinha direito a 3 votos.
d)
( ) Os
membros do Terceiro Estado lançaram a campanha em favor da votação por cabeça,
isto é, por pessoa, e não por Estado
(Bispo – nobre – rei Luís XVI – representante
do povo)
a)
O
primeiro dos três homens montados, em trajes militares:
___________________________________
b)
O
segundo dos três homens montados, com chapéu na cabeça e uma cruz na roupa:
______________________________
c)
O
terceiro dos três homens montados: ________________________________________
d)
O
indivíduo que está sendo cavalgado e acorrentado:
_________________________________________
5
– Estabeleça a correspondência entre a coluna da esquerda e a da direita.
a)
Assembleia Nacional Constituinte
|
( )
aboliu a servidão os dízimos e os privilégios do clero e da nobreza.
|
b)
Convenção Nacional
|
( )
Governo formado por representantes da alta burguesia.
|
c)
Diretório
|
( )
Composta de 750 deputados, estava dividida em três grandes grupos políticos:
girondinos, jacobinos e Planície.
|
d) O 18
Brumário
|
( ) Golpe
desfechado por Napoleão Bonaparte com o apoio de militares e de políticos
burgueses.
|
6
– Leia o texto a seguir com atenção (0,4)
No dia 5, cedo, as mulheres, como sempre nas
segundas-feiras, vão ao mercado. Não tem pão. Dirigem-se ao Hotel de Ville,
sede da Prefeitura, para exigir do prefeito Bailly alimento para a população
(...)
Bailly não estava na Prefeitura. (...) Elas decidem ir a
Versalhes, trazer o rei a Paris. Era uma forma de garantir o abastecimento da
cidade. Uma verdadeira “procissão”, armada de facas, bastões, rifles, mosquetes
e dois canhões, segue rumo ao palácio real. (...)
Esse movimento popular, denominado Jornada de Outubro,
sob a liderança das mulheres, foi vitorioso. Às 22 horas, a Corte voltava a
morar nas Tulherias, antiga residência real até a construção de Versalhes, no
século XVII. Versalhes foi fechada, após séculos de pompa.
(OSTERMANN, Nilse Wink & KUNKE, Iole Carreta. Às armas,
cidadãos! A França revolucionária (1789-1799). São Paulo, Atual, 1995. p. 50-52).
a)
Por
que as mulheres decidiram ir a Versalhes em 1789?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Identifique
e transcreva o trecho que descreve a ida das mulheres a Versalhes.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
As
mulheres conseguiram seu objetivo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Esse
episódio pode ser considerado uma prova da participação das mulheres na Revolução
Francesa? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos
gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de
terras aos camponeses. Estas foram medidas tomadas pelo: (0,4)
a) ( ) adepto da escola econômica
fisiocrática, o francês Turgot;
b) ( ) jovem general, Napoleão Bonaparte;
c) ( ) líder jacobino, Robespierre.
d) ( ) primeiro-ministro francês, cardeal de
Richelieu
8 – Na História da França, o GOLPE DE 18 BRUMÁRIO
significa: (0,4)
a) ( ) o
início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) ( ) o
fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da
alta burguesia
c) ( ) o
fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) ( ) o estabelecimento da igualdade de todos
perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
9 – A luta pela liberdade na Revolução Francesa de
1789 possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns
dos pilares do mundo contemporâneo. (0,4)
Entre esses direitos assegurados na Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, podem-se destacar:
a) liberdade, propriedade e resistência à opressão,
como direitos naturais do homem.
b) soberania, igualdade civil e autoridade, como
direitos inerentes aos corpos privilegiados da sociedade.
c) distinção de nascimento, privilégio fiscal e
hereditariedade do poder, como direitos sagrados do cidadão.
d) insurreição para o povo, direito à cidadania e
igualdade social, como os mais elevados dos direitos do homem.
10 – Qual era
o lema dos revolucionários franceses, que resumia muito bem os anseios do
Terceiro Estado? (0,4)
a)
( ) "Liberdade, Paz e Justiça".
b)
( ) "Paz, Pão e Terra".
c)
( ) "Liberdade, Igualdade e
Fraternidade".
d)
( ) "Liberdade ainda que tardia".
Comentários
Postar um comentário