Astecas, maias e incas.




1 – Use as palavras ou expressões do retângulo para completar as frases: (0,5)
Escrita   –    fontes visuais    –    códices   –   fontes escritas   –    fontes da cultura material

Usamos diversas fontes para o conhecimento da história dos povos da América antes da chegada dos europeus, entre as quais cabe citar:
a) ________________________________________________ (restos de túmulos, templos, objetos de cerâmica, esculturas, etc.)
b) Como a maioria dos povos da América não possuía ________________________________, os materiais pesquisados pelos arqueólogos tornam-se as principais fontes para o estudo desses povos.
c) _______________________________________________ (códices e textos de europeus que viveram na América)
d) _______________________________________________ (escritos e desenhos deixados por alguns povos americanos)
e) _______________________________________________ ( conjunto de imagens deixados por artistas europeus)

2 – Marque um X na alternativa que completa corretamente as frases abaixo, sobre a localização dos povos maias, incas e astecas. (0,5)
1º) Os (...) viviam no norte da América, e, depois de uma longa caminhada, chegaram ao Vale do Anahuac, hoje Vale do México (América do Norte).
2º) Os (...) viviam na Península de Yucatán, região que corresponde hoje à Guatemala, Honduras, Belize e ao sul do México (América Central).
3º) Os (...) abrangiam parte dos atuais países: Peru, Equador. Bolívia, Chile e Argentina (América do Sul).
a) (    ) maias – astecas – incas.
b) (    ) maias – incas –  astecas.
c) (    ) incas – maias – astecas.
d) (    ) astecas – maias – incas.

3 – Faça o que se pede (0,5)

a) Pinte a área onde se desenvolveu o povo asteca e a legenda (mesma cor).
b) Pinte a área onde se desenvolveu o povo maia e a legenda (mesma cor).
c) Pinte a área onde se desenvolveu o povo inca e a legenda (mesma cor)
d) Escreva o nome do oceano Atlântico no local correto.
e) Escreva o nome do oceano Pacífico no local correto.














4 – Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas: (0,5)
a) (    ) São exemplos de impostos pagos pelos povos subjugados pelos astecas: penas raras, pedras preciosas e alimentos, como o milho e o cacau.
b) (    ) Quando os espanhóis chegaram à América, a cidade asteca de Tenochtitlán, tinha cerca de 30 mil habitantes, cinco vezes menor do que Londres, a maior capital europeia.
c) (    ) Copán, por sua arquitetura e construções, foi chamada de Alexandria do mundo maia.
d) (    ) As pirâmides maias, assim como as egípcias, serviam de túmulos para os imperadores.
e) (    ) Os maias se destacavam noS campos da arquitetura e da Astronomia.

5 – Desembaralhe as letras e descubra quais produtos eram cultivados pelos maias, já que a agricultura possuía grande importância na sua economia. (0,5)
a) ã f o e j i               _______________________________            
b) r o b a b a ó         ________________________________          
c) h l o i m                 ________________________________          
d) a c u c a                ________________________________          
e) a t e a b c a          ________________________________

6 – Faça a correspondência correta com o DIAGRAMA, seguindo os exemplos. (0,5)
A
T
E
N
O
C
H
T
I
T
L
A
N








B
C
H
I
N
A
M
P
A
S












C
T
L
A
C
H
T
L
I














D
M
E
X
I
C
A
S












E
C
Ó
D
I
C
E
S










F
C
A
C
A
U









G
N
O
B
R
E
S







1. (    ) Produto da lista de impostos cobrados pelos astecas aos povos vencidos.
2. ( D ) Nome que os astecas davam a si próprios.
3. (    ) Jogo de bola bastante popular entre os astecas.
4. (    ) Manuscrito deixado por astecas e maias que contam histórias, mitos e tradições de um povo.
5. (    ) Nome da capital Asteca.
6. ( B ) Pequenas ilhas ou canteiros artificiais usados para a prática agrícola.
7. (    ) Membros da sociedade asteca que atuava como sacerdotes, altos funcionários públicos ou militares.

7 – Assinale a alternativa ERRADA sobre o povo maia. (0,5)
a) (    ) Os maias nunca formaram um grande Império; organizavam-se em pequenos Estados independentes, com governos, leis e costumes próprios.
b) (    ) Os maias construíram pirâmides com templos religiosos em seu topo.
c) (    ) Os camponeses maias pagavam impostos com parte do que eles produziam e com trabalhos gratuitos para o governo (como reparo e construção de estradas).
d) (    ) A indústria tinha grande importância na vida dos maias, por isso a maioria deles vivia no campo trabalhando nas fábricas.

8 – O povo inca não desenvolveu a escrita, mas possuía um interessante sistema de registro, que consistia em um cordão no qual estavam amarrados vários cordões de cores e tamanhos variados, chamado de: (0,5)a) (    ) kipu
b) (    ) kuraka
c) (    ) mita
d) (    ) ayllu

Comentários