A REVOLUÇÃO FRANCESA

1 – Complete as frases sobre a sociedade do Antigo Regime na França. Utilize o banco de palavras (somente algumas serão usadas): (0,4)
CLERO – NOBREZA - PRIVILÉGIOS - ESTADOS – DÍVIDAS – TRABALHADORES

a)    Na França do antigo Regime, predominava uma sociedade em que o clero e a nobreza tinham enormes ___________________________________________ e o rei se apresentava como representante de Deus na Terra.
b)    A sociedade francesa estava dividida em três _____________________________.
c)    O Primeiro Estado era composto pelo ____________________________ e o Segundo Estado era formado pela nobreza.
d)    O Terceiro Estado pagava todos os impostos era composto por camponeses, burgueses e ______________________________ das cidades.

2 –   Estabeleça a correspondência entre as duas colunas: (0,4)

A) Possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas.
(   ) Trabalhadores urbanos
B) Vivia à custa da monarquia e do trabalho dos camponeses.
(   ) Clero
C) Constituíam cerca de 80% da população e pagavam impostos.
(   ) Nobreza
D) Ocupavam-se do comércio e da indústria e também pagavam impostos.
(   ) Burguesia
E) Viviam e trabalhavam em cidades e eram fortemente atingidos pelas crises de fome.
(   ) Camponeses
3 – Assinale (V) para alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) (    ) As contas da monarquia absolutista francesa estavam desequilibradas, por isso o rei Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais.
b) (     ) Assembleia dos Estados Gerais era composta somente por representantes do Primeiro e do Segundo Estados.
c) (     ) Na Assembleia dos Estados Gerais o Primeiro e Segundo Estados tinham direito a dois votos; enquanto o Terceiro Estado tinha direito a 3 votos.
d) (   ) Os membros do Terceiro Estado lançaram a campanha em favor da votação por cabeça, isto é, por pessoa, e não por Estado

4 – Observe a imagem com atenção e identifique os personagens representados na charge. (0,4)
 (Bispo – nobre – rei Luís XVI – representante do povo)
a)    O primeiro dos três homens montados, em trajes militares: ___________________________________
b)    O segundo dos três homens montados, com chapéu na cabeça e uma cruz na roupa: ______________________________
c)    O terceiro dos três homens montados: ________________________________________
d)    O indivíduo que está sendo cavalgado e acorrentado: _________________________________________


5 – Estabeleça a correspondência entre a coluna da esquerda e a da direita.

a) Assembleia Nacional Constituinte
(      ) aboliu a servidão os dízimos e os privilégios do clero e da nobreza.
b) Convenção Nacional
(      ) Governo formado por representantes da alta burguesia.
c) Diretório
(      ) Composta de 750 deputados, estava dividida em três grandes grupos políticos: girondinos, jacobinos e Planície.
d) O 18 Brumário
(      ) Golpe desfechado por Napoleão Bonaparte com o apoio de militares e de políticos burgueses.
6 – Leia o texto a seguir com atenção (0,4)
            No dia 5, cedo, as mulheres, como sempre nas segundas-feiras, vão ao mercado. Não tem pão. Dirigem-se ao Hotel de Ville, sede da Prefeitura, para exigir do prefeito Bailly alimento para a população (...)
            Bailly não estava na Prefeitura. (...) Elas decidem ir a Versalhes, trazer o rei a Paris. Era uma forma de garantir o abastecimento da cidade. Uma verdadeira “procissão”, armada de facas, bastões, rifles, mosquetes e dois canhões, segue rumo ao palácio real. (...)
            Esse movimento popular, denominado Jornada de Outubro, sob a liderança das mulheres, foi vitorioso. Às 22 horas, a Corte voltava a morar nas Tulherias, antiga residência real até a construção de Versalhes, no século XVII. Versalhes foi fechada, após séculos de pompa.     
(OSTERMANN, Nilse Wink & KUNKE, Iole Carreta. Às armas, cidadãos! A França revolucionária (1789-1799). São Paulo, Atual, 1995. p. 50-52).
a)    Por que as mulheres decidiram ir a Versalhes em 1789?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Identifique e transcreva o trecho que descreve a ida das mulheres a Versalhes.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    As mulheres conseguiram seu objetivo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    Esse episódio pode ser considerado uma prova da participação das mulheres na Revolução Francesa? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________


7 – Abolição da escravidão; fim dos privilégios; limite aos preços dos gêneros alimentícios; criação do ensino gratuito obrigatório; concessão de terras aos camponeses. Estas foram medidas tomadas pelo: (0,4)
a)    (      ) adepto da escola econômica fisiocrática, o francês Turgot;
b)    (      ) jovem general, Napoleão Bonaparte;
c)    (      ) líder jacobino, Robespierre.
d)    (      ) primeiro-ministro francês, cardeal de Richelieu

8 – Na História da França, o GOLPE DE 18 BRUMÁRIO significa: (0,4)

a) (     ) o início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) (     ) o fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) (     ) o fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) (     ) o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

9 – A luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789 possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns dos pilares do mundo contemporâneo.  (0,4)
Entre esses direitos assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, podem-se destacar:  
a) liberdade, propriedade e resistência à opressão, como direitos naturais do homem. 
b) soberania, igualdade civil e autoridade, como direitos inerentes aos corpos privilegiados da sociedade.
c) distinção de nascimento, privilégio fiscal e hereditariedade do poder, como direitos sagrados do cidadão.
d) insurreição para o povo, direito à cidadania e igualdade social, como os mais elevados dos direitos do homem.


10 – Qual era o lema dos revolucionários franceses, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado? (0,4)

a)    (    )  "Liberdade, Paz e Justiça".
b)    (    )  "Paz, Pão e Terra".
c)    (    )  "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
d)    (    )  "Liberdade ainda que tardia".

Comentários