VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

1 – Marque a alternativa INCORRETA. (0,5)

A nossa atividade cultural depende de uma tradição desenvolvida por muitas gerações e transmitidas por meio da linguagem (fala, gesto, escrita).

Faz parte da nossa atividade cultural:

a) (   ) o modo de os gaúchos prepararem o chimarrão e o churrasco.

b) (   ) o conhecimento necessário para a produção do fogo, roupa, casa, trem, automóvel, avião

c) (   ) o modo como a chuva cai em uma tempestade, o ar que respiramos, o vento.

d) (   ) o modo como as pessoas fazem festas, como o Bumba-meu-boi e as músicas cantadas durante esses festejos.

 

2 - Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. (0,5)

a) (    ) Cultura refere-se aos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra.

b) (    ) Cultura abrange o que é criado pela natureza, a cachoeira, o rio, o ar, as nuvens.

c) (    ) Cultura abrange conhecimentos e obras, artes e ciências, normas e costumes, ou seja, o que é criado pelo ser humano.

d) (    ) Todos os povos tem a mesma cultura, ou, seja o jeito de se vestir, se alimentar, de construir moradias, de fazer festa, agir e de pensar é o mesmo.

e) (    ) Comportamento etnocêntrico é quando pessoas ou grupos sociais discriminam o outro, pois julgam que sua cultura é superior ou melhor que outras.

 

3 -   Responda:

O que a História estuda? (0,5)


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________


4 – As histórias criadas pela imaginação humana são chamadas de histórias de ficção. Dê exemplos de livros que você leu e filmes que você viu, que contam histórias de ficção. (0,5)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Complete os espaços com as palavras abaixo (as palavras estão embaralhadas, encontre o lugar certo de cada uma): (0,5)

 

RELIGIÃO        -       PESSSOAS      -     CONSCIÊNCIA     -     JUSTA     -      HISTÓRIA

 

Os estudos de _________________________ podem nos despertar a ____________________ de cada um de nós para a tarefa de construir uma sociedade mais _____________________, com menos desigualdade entre as ____________________________, independente de idade, sexo, origem social, cor da pele e __________________________.

 6 - Escreva ( C ) para as alternativas CORRETAS  ( E ) para as ERRADAS. (0,5)

 

Ao analisar fontes históricas, os historiadores podem reunir pistas ou evidências que lhe permitam:

a) (    ) Reconhecer mudanças ocorridas em uma sociedade e o que as provocou.

b) (    )  Reconhecer os erros do passado para prevê o futuro.

c) (    )  Observar permanências sociais, ou seja aquilo que não  mudou.

d) (    )  Observar as mudanças climáticas não planeta Terra.

e) (    ) Reconhecer  que, por exemplo, embora uma cidade tenha se transformado, maneiras antigas de realizar certas brincadeiras  não se modificaram.

 

 

7 – Assinale a alternativa CORRETA. (0,5)

 

Durante muito tempo, os historiadores julgavam que a História era feita somente por reis, generais, presidentes e outros; com o tempo, pesquisando e refletindo, descobriram que a História não é feita apenas pelos grandes personagens.

 

De acordo com o texto acima e o que estudamos em sala de aula, como você responderia a pergunta: Quem faz a história?

a)    (    ) Os grandes homens: reis, generais, presidentes etc.

b)    (    ) A história é feita pelas elites, ou seja, classe alta da sociedade.

c)    (    ) A história é feita pelos políticos que ganham as eleições.

d)    (    ) A história é feita por todos nós: mulheres e homens, ricos e pobres, crianças e adultos.

Comentários