1
– Faça a correspondência das leis abolicionistas e o que cada uma determinava.
(0,4)
( A
) Lei Eusébio de Queirós
|
( ) declarou extinta a escravidão no Brasil
|
( B
) Lei do Ventre Livre
|
( )
dizia que os filhos de mulher escravizada, nascidos a partir daquela data,
seriam considerados livres.
|
( C
) Lei do Sexagenário
|
( ) proibiu a entrada de escravos no
Brasil.
|
( D
) Lei Áurea
|
( ) declarava livres os escravos com mais
de 60 anos.
|
2
– Escreva ( V ) paras as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. (0,4)
a)
( ) A pressão inglesa pelo fim do
tráfico e a Lei Eusébio de Queirós, representaram um duro golpe contra a
escravidão.
b)
( ) O abolicionismo foi um movimento
social favorável à escravidão, que ganhou força na segunda metade do século
XIX.
c)
( ) Entre os fatores que contribuíram
para a Abolição cabe citar: a resistência dos próprios escravizados e o
movimento abolicionista.
d)
( ) Os abolicionistas divulgavam sua
mensagem escravista por meio de artigos, charges, passeatas e comícios sempre
muito concorridos.
e)
( ) O governo de D. Pedro II e a
elite imperial defendiam a abolição lenta e gradual.
3
– Resolva o diagrama seguindo as dicas. (0,4)
- Lei abolicionista que libertava os filhos de mulher escrava nascidos a partir de 28 de setembro de 1871.
- Lei que declarava livres os escravos com mais de 60 anos.
- Teoria formulada por Augusto Comte.
- Lei que proibiu a entrada de escravos no Brasil.
- Movimento que teve como representantes, entre outros, Luís Gama, André Rebouças e Joaquim Nabuco.
- Religião oficial do Império.
- Movimento de forte adesão popular ao governo de Floriano Peixoto.
- Líder da juventude militar.
- Lei que extinguiu a escravidão no Império.
|
|
|
|
|
1.
|
|
|
|
|
R
|
|
*
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.
|
|
E
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3.
|
P
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4.
|
|
U
|
|
|
|
|
|
*
|
d
|
e
|
*
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5.
|
|
B
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6.
|
C
|
A
|
T
|
O
|
L
|
I
|
C
|
I
|
S
|
M
|
O
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7.
|
|
|
|
|
I
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
8.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
*
|
C
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9.
|
|
|
|
*
|
|
|
|
|
A
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 – Complete as lacunas e assinale a
alternativa que preenche corretamente, na ordem em que aparecem. (0,4)
Entre
os elementos fundamentais para a compreensão do processo histórico que culminou
com o fim do Segundo Reinado, é correto citar o desfecho da _____________________________,
o ________________________________________
e o movimento ______________________.
a)
( ) Guerra da Cisplatina – conflito com
a Igreja Católica – republicano.
b)
( ) Guerra do Paraguai – crescimento do
republicanismo – abolicionista.
c)
( ) Revolta da Balaiada – conflito com
a maçonaria – abolicionista.
d)
( ) Guerra dos Farrapos – conflito com
as ordens religiosas – abolicionista.
5 – No processo histórico brasileiro, de uma
maneira ou de outra, os militares atuaram nos momentos de crise política. Entre
1870 e 1889, a monarquia passou por um processo de crescente instabilidade
política, até sua queda definitiva. (0,4)
O que foi a Questão Militar no período
mencionado?
a)
( ) Foi uma série de conflitos entre
os militares e a Monarquia, cuja principal razão foi a punição de dois oficiais
do Exército por denunciar casos de corrupção à imprensa e por se manifestar
publicamente a favor da Abolição.
b) ( ) Foi
uma série de revoltas que ocorreram no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por
causa dos altos impostos cobrados pela entrada de seus produtos nas outras
províncias e da concorrência desleal do charque uruguaio e argentino.
c) ( ) Foi uma revolta popular ocorrida no
Maranhão entre 1838 e 1841; o nome da revolta deveu-se ao fato de que um de
seus líderes fazia balaios para vender.
d) ( (0,4)) Foi a mais importante revolta
escrava no Brasil; ficou conhecida por
esse nome porque seus principais líderes seguiam uma religião mista, composta
de elementos africanos e muçulmanos.
6
– Corrija o que a frase abaixo. (0,4)
Os grupos mais importantes na proclamação da
República no Brasil foram o dos pequenos comerciantes e o dos pecuaristas do
Nordeste, reunidos no PRP.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LEIA
O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 7, 8 e 9.
A apologia da república como forma de governo
era considerada crime pela Constituição de 1824, pela lei de imprensa de 1830 e
pelo Código de Processo Criminal de 1832. [...]
Apologia: Elogio.
Curiosamente, o argumento em prol da
instauração da república no Brasil não recaía na história ou no passado, mas
sim na geografia, ou seja, no pertencimento ao continente americano. Da mesma
forma, a ausência de aristocracia na América assinalava a especificidade do
continente e tornava a monarquia inconciliável com o Novo Mundo. Em 1831, a
folha fluminense O Tribuno do Povo
estranhava a permanência da monarquia no Brasil em meio a tantas repúblicas na
América. [...]
O tema da república ganharia novo impulso na
década de 1870, com a divulgação do Manifesto
Republicano no Rio de Janeiro. O documento atacava as instituições
políticas do Império, o Poder Moderador, o caráter vitalício do Senado. O
republicanismo do final do século deslocava então seu eixo para as províncias
do centro-sul do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais. Ainda
assim, o movimento era heterogêneo. No Rio de Janeiro, aglutinava setores
médios urbanos, mais atentos à defesa das liberdades e direitos individuais, à
representação política e, particularmente, entre algumas lideranças como José
do Patrocínio (1854-1905), à luta pelo fim da escravidão. Já em São Paulo, a
campanha republicana congregava, em sua maioria, cafeicultores, para os quais a
instauração do federalismo republicano significava colocar o governo provincial
a serviço de seus interesses.
FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito. A ideia
de república no Império do Brasil. Revista de História da Biblioteca Nacional.
Disponível em: Acesso em: 17 de novembro
de 2016.
7
– O governo imperial brasileiro permitia a livre propaganda do regime
republicano? Justifique sua resposta. (0,4)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Qual é a curiosidade no argumento em prol
da instauração da república no Brasil? (0,4)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Vimos que o tema da República ganharia novo
impulso na década de 1870, com a divulgação do Manifesto Republicano no Rio de
Janeiro. Que críticas este importante documento dirigia ao Império? (0,4)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 – Assinale a alternativa CORRETA. (0,4)
A Constituição
brasileira de 1891:
a)
( ) permitiu a plena democratização do
país, com a superação do regime militar.
b)
( ) criou um quarto poder, o
Moderador, que atribuía plenos poderes ao Imperador.
c)
( ) separou o Estado, agora
republicano, da Igreja Católica.
d)
( ) manteve a permissão para a
existência de mão de obra escrava.
Comentários
Postar um comentário