ABOLIÇÃO E REPÚBLICA


1 – Faça a correspondência das leis abolicionistas e o que cada uma determinava. (0,4)
( A ) Lei Eusébio de Queirós
(    ) declarou extinta a escravidão no Brasil
( B ) Lei do Ventre Livre
(    ) dizia que os filhos de mulher escravizada, nascidos a partir daquela data, seriam considerados livres.
( C ) Lei do Sexagenário
(    ) proibiu a entrada de escravos no Brasil.
( D ) Lei Áurea
(    ) declarava livres os escravos com mais de 60 anos.

2 – Escreva ( V ) paras as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. (0,4)
a) (     ) A pressão inglesa pelo fim do tráfico e a Lei Eusébio de Queirós, representaram um duro golpe contra a escravidão.
b) (     ) O abolicionismo foi um movimento social favorável à escravidão, que ganhou força na segunda metade do século XIX.
c) (     ) Entre os fatores que contribuíram para a Abolição cabe citar: a resistência dos próprios escravizados e o movimento abolicionista.
d) (     ) Os abolicionistas divulgavam sua mensagem escravista por meio de artigos, charges, passeatas e comícios sempre muito concorridos.
e) (     ) O governo de D. Pedro II e a elite imperial defendiam a abolição lenta e gradual.

3 – Resolva o diagrama seguindo as dicas. (0,4)
  1. Lei abolicionista que libertava os filhos de mulher escrava nascidos a partir de 28 de setembro de 1871.
  2. Lei que declarava livres os escravos com mais de 60 anos.
  3. Teoria formulada por Augusto Comte.
  4. Lei que proibiu a entrada de escravos no Brasil.
  5. Movimento que teve como representantes, entre outros, Luís Gama, André Rebouças e Joaquim Nabuco.
  6. Religião oficial do Império.
  7. Movimento de forte adesão popular ao governo de Floriano Peixoto.
  8. Líder da juventude militar.
  9. Lei que extinguiu a escravidão no Império.






1.




R

*






















2.

E

























3.
P
























4.

U





*
d
e
*















5.

B





















6.
C
A
T
O
L
I
C
I
S
M
O















7.




I
















8.








*
C

















9.



*




A

















4 – Complete as lacunas e assinale a alternativa que preenche corretamente, na ordem em que aparecem. (0,4)
Entre os elementos fundamentais para a compreensão do processo histórico que culminou com o fim do Segundo Reinado, é correto citar o desfecho da _____________________________, o ________________________________________   e o movimento ______________________.

a) (   ) Guerra da Cisplatina – conflito com a Igreja Católica – republicano.
b) (   ) Guerra do Paraguai – crescimento do republicanismo – abolicionista.
c) (   ) Revolta da Balaiada – conflito com a maçonaria – abolicionista.
d) (   ) Guerra dos Farrapos – conflito com as ordens religiosas – abolicionista.

5 – No processo histórico brasileiro, de uma maneira ou de outra, os militares atuaram nos momentos de crise política. Entre 1870 e 1889, a monarquia passou por um processo de crescente instabilidade política, até sua queda definitiva. (0,4)
O que foi a Questão Militar no período mencionado?
a) (    ) Foi uma série de conflitos entre os militares e a Monarquia, cuja principal razão foi a punição de dois oficiais do Exército por denunciar casos de corrupção à imprensa e por se manifestar publicamente a favor da Abolição.
b) (    ) Foi uma série de revoltas que ocorreram no Rio Grande do Sul e Santa Catarina por causa dos altos impostos cobrados pela entrada de seus produtos nas outras províncias e da concorrência desleal do charque uruguaio e argentino.
c) (    ) Foi uma revolta popular ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1841; o nome da revolta deveu-se ao fato de que um de seus líderes fazia balaios para vender.
d) (     (0,4)) Foi a mais importante revolta escrava no Brasil;  ficou conhecida por esse nome porque seus principais líderes seguiam uma religião mista, composta de elementos africanos e muçulmanos.

6 – Corrija o que a frase abaixo. (0,4)
Os grupos mais importantes na proclamação da República no Brasil foram o dos pequenos comerciantes e o dos pecuaristas do Nordeste, reunidos no PRP.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES 7, 8 e 9.

A apologia da república como forma de governo era considerada crime pela Constituição de 1824, pela lei de imprensa de 1830 e pelo Código de Processo Criminal de 1832. [...]

                                                                                                                   Apologia: Elogio.

Curiosamente, o argumento em prol da instauração da república no Brasil não recaía na história ou no passado, mas sim na geografia, ou seja, no pertencimento ao continente americano. Da mesma forma, a ausência de aristocracia na América assinalava a especificidade do continente e tornava a monarquia inconciliável com o Novo Mundo. Em 1831, a folha fluminense O Tribuno do Povo estranhava a permanência da monarquia no Brasil em meio a tantas repúblicas na América. [...]
O tema da república ganharia novo impulso na década de 1870, com a divulgação do Manifesto Republicano no Rio de Janeiro. O documento atacava as instituições políticas do Império, o Poder Moderador, o caráter vitalício do Senado. O republicanismo do final do século deslocava então seu eixo para as províncias do centro-sul do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais. Ainda assim, o movimento era heterogêneo. No Rio de Janeiro, aglutinava setores médios urbanos, mais atentos à defesa das liberdades e direitos individuais, à representação política e, particularmente, entre algumas lideranças como José do Patrocínio (1854-1905), à luta pelo fim da escravidão. Já em São Paulo, a campanha republicana congregava, em sua maioria, cafeicultores, para os quais a instauração do federalismo republicano significava colocar o governo provincial a serviço de seus interesses.
FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito. A ideia de república no Império do Brasil. Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em:  Acesso em: 17 de novembro de 2016.

7 – O governo imperial brasileiro permitia a livre propaganda do regime republicano? Justifique sua resposta. (0,4)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Qual é a curiosidade no argumento em prol da instauração da república no Brasil? (0,4)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 – Vimos que o tema da República ganharia novo impulso na década de 1870, com a divulgação do Manifesto Republicano no Rio de Janeiro. Que críticas este importante documento dirigia ao Império?  (0,4)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Assinale a alternativa CORRETA. (0,4)

A Constituição brasileira de 1891:
a) (    ) permitiu a plena democratização do país, com a superação do regime militar.
b) (    ) criou um quarto poder, o Moderador, que atribuía plenos poderes ao Imperador.
c) (    ) separou o Estado, agora republicano, da Igreja Católica.
d) (    ) manteve a permissão para a existência de mão de obra escrava.

Comentários