REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E ILUMINISMO.

1 – As revoluções são mudanças que afetam a vida de milhares ou mesmo de milhões de pessoas. Marque a opção que define Revolução Industrial: (0,4)

a) (   ) Movimento que queria melhorar o ensino nas universidades introduzindo estudos baseados na razão, no cálculo e na experiência.
b) (   ) Conjunto de mudanças iniciadas no século XVIII no modo de os seres humanos viverem, se relacionarem e de produzirem mercadorias, com a introdução de máquinas e da linha de montagem.
c) (   ) Um movimento cultural intenso que começou no século XIV, nas cidades italianas, e se propagou por várias regiões da Europa
d) (   ) Uma divisão ocorrida no interior do Cristianismo que resultou no surgimento de outras igrejas cristãs.

2 – Marque ( C ) para as alternativas corretas e ( E ) para as erradas: (0,4)
Sobre a Revolução Industrial, podemos afirmar que:

a) (     ) resultou do progresso técnico e das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
b) (     ) iniciou-se primeiramente na Inglaterra.
c) (     ) todas as etapas da produção eram realizadas por uma única pessoa.
d) (     ) provocou o surgimento de uma nova classe social, o operariado.

3 – Faça a correspondência em todas as alternativas, de acordo com a legenda: (0,4)        

(1) Manufatura                                       (2) Artesanato                              (3) Maquinofatura 

a) (   )  Uso de máquinas e divisão do trabalho.
b) (   ) A oficina e as ferramentas pertencem ao capitalista.
c) (   )  Artesão era dono da matéria-prima e das ferramentas e conhecia todas as fases da produção.
d) (   ) As pessoas passaram a trabalhar em fábricas para um patrão em troca de um salário.
 4 – Podemos citar, entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, EXCETO: (0,4)
a) (   ) capitais acumulados por meio da pirataria na costa da Ásia, da África e da América e do comércio internacional.
b) (    ) a Revolução Gloriosa que estabilizou a política criou condições para o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.
c) (    ) existência de ricas minas de carvão e de ferro (necessários para a indústria).
d) (    ) mão-de-obra escassa e cara, uma vez que milhares de camponeses haviam sido obrigados a permanecerem na zona rural por causa dos cercamentos.

5 – Observe a imagem e leia o texto com atenção. (0,4)
 

“Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, …”
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Novas Culturas, 1985.
A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.
II. O texto refere-se à maquinofatura e o quadrinho, ao artesanato.
III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas:
a) (   ) I está correta.
b) (   ) II está correta.
c) (   ) III está correta.
d) (   ) I e III estão corretas.

6 – "Não queremos destruir a vossa fortuna, mas se não arranjardes maneira de nos dardes trabalho, não poderemos deixar de atentar contra vós e contra as máquinas. (...) Se ao fim de 8 dias não retirardes as lãs das máquinas para dar trabalho as 500 pessoas que vos batem à porta e para as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos espanteis se virdes um levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal modo sofremos, pobres operários, por nós e pelos nossos filhos."
(Anúncio anônimo afixado nas ruas de Clermont, França, em 1818).

O tipo de manifestação descrita está relacionado: (0,4)
a) (    ) ao movimento anarquista;
b) (    ) à constituição dos partidos comunistas;
c) (    ) às origens dos partidos liberais;
d) (    ) ao movimento ludista.

7 – Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. (0,4)

a) (    ) Para os iluministas a razão é um valor secundário; e com ela ou sem ela, os homens poderiam alcançar o esclarecimento.
b) (    ) Os iluministas acreditavam que a razão conduziria os seres humanos a ignorância.
c) (    ) A crença no progresso constante da humanidade fazia os iluministas pessimistas.
d) (   ) Para os iluministas, devia duvidar de tudo o que era aceito simplesmente porque havia sido dito por uma autoridade.
8 – A qual pensador iluminista pode ser associada cada uma das afirmações a seguir: (0,4)
A)   John Locke
B)   Voltaire
C)   Montesquieu
D)   Rousseau
(     ) [...] a vontade geral é, então a essência da soberania, manifestando-se [...] por meio da participação dos cidadãos nas deliberações coletivas bem como na fiscalização do cumprimento das mesmas. Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando a sociedade soberana e legítima.
(     ) [...] tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as disputas de particulares.
(     ) As pessoas não são obrigadas a aceitar um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra ele.
(     ) Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.

9 – A imagem mostra como está organizado o poder no Brasil. (0,4)     



a) Quem foi o criador da teoria dos três poderes?
_________________________________________________________________________

b) Qual o objetivo dele ao propor essa teoria.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – O trecho a seguir foi escrito por Diderot na Enciclopédia dirigida por ele. (0,4)
O objetivo de uma Enciclopédia é o de reunir os conhecimentos que estão esparsos sobre a superfície da terra, expor o sistema geral desses conhecimentos a todos os homens, e transmitir àqueles que virão depois de nós esse mesmo sistema, pois é preciso que os trabalhos dos homens dos séculos passados não tenham sido inúteis para aqueles dos séculos que ainda estão por vir. (FALCON, Francisco J. Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1994 (Série princípios); p. 81).
a) Identifique e transcreva o trecho em que Diderot mostra sua preocupação com as gerações futuras.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários