1
– As revoluções são mudanças que afetam a vida de milhares ou mesmo de milhões
de pessoas. Marque a opção que define Revolução Industrial: (0,4)
a) ( ) Movimento que queria melhorar o ensino nas
universidades introduzindo estudos baseados na razão, no cálculo e na
experiência.
b) ( ) Conjunto de mudanças iniciadas no século XVIII
no modo de os seres humanos viverem, se relacionarem e de produzirem
mercadorias, com a introdução de máquinas e da linha de montagem.
c) ( ) Um movimento cultural intenso que começou
no século XIV, nas cidades italianas, e se propagou por várias regiões da
Europa
d) ( ) Uma divisão ocorrida no interior do
Cristianismo que resultou no surgimento de outras igrejas cristãs.
2
– Marque ( C ) para as alternativas corretas e ( E ) para as erradas: (0,4)
Sobre
a Revolução Industrial, podemos afirmar que:
a) ( ) resultou do progresso técnico e das
transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
b) ( ) iniciou-se primeiramente na Inglaterra.
c) ( ) todas as etapas da produção eram
realizadas por uma única pessoa.
d) ( ) provocou o surgimento de uma nova classe
social, o operariado.
3 – Faça a correspondência em todas as
alternativas, de acordo com a legenda: (0,4)
(1) Manufatura (2)
Artesanato
(3) Maquinofatura
a)
( )
Uso de máquinas e divisão do trabalho.
b)
( ) A oficina e as ferramentas
pertencem ao capitalista.
c) ( ) Artesão
era dono da matéria-prima e das ferramentas e conhecia todas as fases da
produção.
d) ( ) As pessoas passaram a
trabalhar em fábricas para um patrão em troca de um salário.
4 – Podemos citar, entre os fatores que
favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, EXCETO: (0,4)
a)
( ) capitais acumulados por meio da
pirataria na costa da Ásia, da África e da América e do comércio internacional.
b) ( ) a Revolução Gloriosa que estabilizou a
política criou condições para o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.
c)
( ) existência de ricas minas de
carvão e de ferro (necessários para a indústria).
d) ( ) mão-de-obra escassa e cara, uma vez que
milhares de camponeses haviam sido obrigados a permanecerem na zona rural por
causa dos cercamentos.
5
– Observe a imagem e leia o texto com atenção. (0,4)
“Um
operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o
afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do
alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, …”
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua
Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Novas Culturas, 1985.
A
respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:
I.
Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os
operários.
II.
O texto refere-se à maquinofatura e o quadrinho, ao artesanato.
III.
Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do
conhecimento de todo o processo por parte do operário.
Dentre
essas afirmações, apenas:
a)
( ) I está correta.
b)
( ) II está correta.
c)
( ) III está correta.
d)
( ) I e III estão corretas.
6 – "Não queremos destruir a
vossa fortuna, mas se não arranjardes maneira de nos dardes trabalho, não
poderemos deixar de atentar contra vós e contra as máquinas. (...) Se ao fim de
8 dias não retirardes as lãs das máquinas para dar trabalho as 500 pessoas que
vos batem à porta e para as quais nem sequer vos dignais olhar, não vos
espanteis se virdes um levantamento cair sobre vós e sobre as máquinas, de tal
modo sofremos, pobres operários, por nós e pelos nossos filhos."
(Anúncio anônimo afixado nas ruas de Clermont, França, em
1818).
O tipo de manifestação descrita está relacionado: (0,4)
a) ( ) ao movimento anarquista;
b) ( ) à constituição dos partidos
comunistas;
c) ( ) às origens dos partidos
liberais;
d) ( ) ao movimento ludista.
7 –
Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. (0,4)
a) ( ) Para os iluministas a razão é um valor
secundário; e com ela ou sem ela, os homens poderiam alcançar o esclarecimento.
b) ( ) Os iluministas acreditavam que a razão
conduziria os seres humanos a ignorância.
c)
( ) A crença no progresso constante da
humanidade fazia os iluministas pessimistas.
d) ( ) Para os iluministas, devia duvidar de tudo
o que era aceito simplesmente porque havia sido dito por uma autoridade.
8 – A
qual pensador iluminista pode ser associada cada uma das afirmações a seguir:
(0,4)
A)
John
Locke
B)
Voltaire
C)
Montesquieu
D)
Rousseau
( ) [...] a vontade geral é, então a
essência da soberania, manifestando-se [...] por meio da participação dos
cidadãos nas deliberações coletivas bem como na fiscalização do cumprimento das
mesmas. Portanto, é a vontade geral que deve dirigir o Estado geral, tornando a
sociedade soberana e legítima.
( ) [...] tudo estaria perdido se o mesmo
homem, ou o mesmo corpo dos principais ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses
três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de
julgar os crimes ou as disputas de particulares.
( ) As pessoas não são obrigadas a aceitar
um governo injusto e têm o direito de revoltar-se contra ele.
( ) Posso não concordar com nenhuma palavra
do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.
9
– A imagem mostra como está organizado o poder no Brasil. (0,4)
a) Quem
foi o criador da teoria dos três poderes?
_________________________________________________________________________
b) Qual o
objetivo dele ao propor essa teoria.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10
– O trecho a seguir foi escrito por Diderot na Enciclopédia dirigida por ele. (0,4)
O
objetivo de uma Enciclopédia é o de reunir os conhecimentos que estão esparsos
sobre a superfície da terra, expor o sistema geral desses conhecimentos a todos
os homens, e transmitir àqueles que virão depois de nós esse mesmo sistema,
pois é preciso que os trabalhos dos homens dos séculos passados não tenham sido
inúteis para aqueles dos séculos que ainda estão por vir. (FALCON, Francisco J.
Calazans. Iluminismo. São Paulo:
Ática, 1994 (Série princípios); p. 81).
a)
Identifique e transcreva o trecho em que Diderot mostra sua preocupação com as
gerações futuras.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário