1 – O feudalismo viveu o seu apogeu entre os
séculos IX e X; a partir de então, a Europa feudal começou a mudar. Abaixo
estão exemplos da introdução de importantes inovações técnicas. Estabeleça a
correspondência entre a inovação e a alternativa relacionada a ela. (0,4)
( A ) Arado de ferro (charrua)
|
( C ) Utilização do cavalo para puxar o arado
|
( B ) Rotação trienal
|
( D ) Aprimoramento e difusão do
moinho de vento
|
( )
Possibilitou o aumento da velocidade e da qualidade da moagem do trigo
( ) Arado
com rodas que possui uma relha de ferro com a qual é possível revolver a terra.
( ) Permitia
o descanso do solo e garantia duas colheitas anuais
( ) Colaborou
para tornar mais eficiente a aragem da terra.
2 – Assinale e alternativa ERRADA. (0,4)
Sobre
as cidades medievais pode-se afirmar:
a)
( ) Tiveram diferentes origens: algumas
nasceram ao redor de feiras, outras, às margens dos rios, outras ainda em torno
do castelo de um nobre.
b) ( ) Muitas delas localizavam-se nas terras de
um nobre, a quem os moradores tinham de pagar impostos e prestar serviços
gratuitos.
c)
( ) Para se libertar do controle dos
nobres os habitantes das cidades uniam seus esforços e compravam a carta de
franquia.
d)
( ) As cidades medievais não
apresentavam nenhum dos problemas das cidades atuais (acúmulo de lixo,
insegurança à noite, água contaminada, doenças).
a) Que
grupo da Igreja católica a imagem representa?
_________________________________
b) Já
existiam vários mosteiros na Europa do século V. Mas a vida monástica só se
difundiu no Ocidente a partir de 529, ano em que Bento da Núrsia fundou na
Itália a:
( ) Ordem dos Franciscanos
( ) Ordem de São Bento
( ) Ordem das Clarissas
( )Ordem dos Agostinianos
Leia
com atenção.
Apesar
de a motivação religiosa ter sido a origem das cruzadas, ela foi rapidamente suplantada pelos
interesses econômicos e sociais. Além disso, a Igreja desde o início viu no
movimento uma maneira de desviar a violência dos guerreiros feudais,
canalizando suas energias para uma obra de interesse comum para toda a
cristandade. (...). (PAIS, Marco Antônio de Oliveira. O despertar da Europa: a Baixa Idade Média.
São Paulo: Atual, 1992; p. 57).
|
Suplantada: superada.
4
– Copie uma frase do texto que fica evidente os principais motivos das
cruzadas. (0,4)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5
– Assinale a alternativa CORRETA, sobre as cruzadas. (0,4)
a)
( ) O papa Urbano II convocou os
cristãos para uma guerra contra os infiéis, a fim de reconquistar a cidade de
Roma que tinha sido conquistada pelos muçulmanos.
b)
( ) As Cruzadas foram expedições militares que
partiram da Europa, entre os séculos XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos
no Oriente.
c)
( ) Apenas a nobreza participou das Cruzadas.
d)
( ) As Cruzadas contribuíram para
importantes mudanças socioeconômicas, entre as quais cabe citar, o
fortalecimento da nobreza que venceu a maioria das batalhas.
6
– O final do século XII assistiu ao surgimento das universidades. Veja o que
Roger Bacon, um professor universitário daquela época, disse: (0,4)
Há duas maneiras de adquirir conhecimento (...) pelo
raciocínio e pela experiência. Racionar leva-nos a uma conclusão, e concordamos
com essa conclusão, mas isso não a torna certa (...) a não ser que a mente
descubra isso pelo caminho da experiência. [...].
(PAIS, Marco Antônio de Oliveira. O
despertar da Europa: a Baixa Idade Média. p. 68-69).
a)
Quais as maneiras de adquirir conhecimento, segundo Roger Bacon?
____________________________________________________________________________
b)
Na visão dele qual dessas maneiras de conhecer é mais importante?
____________________________________________________________________________
7
– O processo de fortalecimento do poder real envolveu os interesses e as
esperanças da burguesia, da nobreza e dos camponeses. Complete os espaços,
escrevendo o que cada um desses grupos esperava receber do rei. (0,4)
a)
Os _______________________________________ passaram a aproximar-se do rei –
faziam doações ou empréstimos de dinheiro em busca de proteção e favores.
b)
Enfraquecida, com o fracasso das cruzadas, a _________________________________
também se aproximou do rei, a fim de obter vantagens como um cargo na corte real
ou ajuda militar para reprimir as revoltas camponesas.
c)
Os __________________________________, por sua vez, passaram a ver o rei como
alguém que podia defende-los contra os abusos da nobreza.
d)
Fortalecido, o ________________________ pôde criar impostos, estabelecer uma
única moeda para todo o território e usar o dinheiro das doações e dos impostos
para criar um exército profissional
assalariado.
8
– Associe as colunas de modo a relacionar os reis que contribuíram para a
formação da monarquia inglesa a seus feitos. (0,4)
a)
Guilherme I
b)
Henrique II
|
( ) Exigiu
que todas as questões fossem julgadas por tribunais reais e não pelos da
nobreza.
( )
Foi obrigado pela nobreza a assinar a Magna Carta.
|
c)
João Sem-Terra
|
( ) O conquistador, exigiu que toda a nobreza
lhe jurasse fidelidade.
|
d)
Henrique III
|
( )
Durante seu governo a nobreza promoveu uma violenta revolta contra a cobrança
de novos impostos.
|
9
– Escreva a qual processo de formação das monarquias pertence os fatos a seguir
( monarquia portuguesa ou monarquia espanhola): (0,4)
a) No
século XI, o nobre Henrique de Borgonha recebe o Condado Portucalense do rei de
Leão e Castela. ________________________________________________________
b)
Em 1469 os reis cristãos Fernando de Aragão e
Isabel de Castela casaram-se e uniram suas terras.
__________________________________________________________
c)
Em 1139 Afonso Henriques consegue a
independência do condado e torna-se o primeiro rei.
__________________________________________________________________
d) Os
exércitos de Fernando e Isabel reconquistam Granada, último reduto árabe na
Península Ibérica. ________________________________________________________
10
– Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas. ( 0,4)
a)
( ) O Absolutismo é um regime político
em que o rei tem poder de decretar leis, fazer justiça, criar e cobrar
impostos.
b)
( ) No regime absolutista o rei
sempre convocava o senado para votar as leis.
c)
( ) No absolutismo o rei concentrava
enorme poder.
d)
( ) Entre os pensadores que
justificaram o absolutismo estavam Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.
KD as respostas?
ResponderExcluir