1 – Assinale a alternativa errada.
(0,4)
a) ( ) Conseguir pessoas na África para
vendê-las na américa foi um negócio lucrativo que durou mais de 300 anos.
b) ( ) As mercadorias mais usadas no comércio de
africanos pelo Atlântico eram fumo, pólvora e armas de fogo.
c) ( ) Os africanos trouxeram para o Brasil apenas
sua força de trabalho, já que eram povos sem cultura.
d) ( ) A viagem das praias da África Ocidental
para o Brasil durava de 30 a 45 dias.
2
– Faça a correspondência da imagem com o nome do instrumento usado como castigo
contra os escravizados. (0,4)
3
– Escreva (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, sobre os
escravizados. (0,4)
a) ( ) os escravizados trabalhavam 8 horas por
dia de segunda a sexta-feira; não trabalhavam aos sábados e domingos.
b) ( ) o
trabalho da mulher era cultivar a terra, cuidar dos doentes, colher e moer a
cana, lavar, passar, vender doces e salgados.
c) ( ) Nas grandes fazendas a maioria recebia
um prato de feijão, arroz, farinha de mandioca ou milho, carne e verduras.
d) ( ) a ama de leite, além de amamentar,
cuidava da criança dos seus senhores.
4 – “Onde houve escravidão houve
resistência”. Complete as frases corretamente, usando as palavras abaixo: (0,4)
REMANESCENTES – QUILOMBOS
– CAPOEIRA – ZUMBI
a) A
________________________________, dança e luta ao mesmo tempo, foi uma forma de
diversão e defesa desenvolvida no Brasil pelos fricanos escravizdos e seus
descendentes.
b) Uma das principais formas de luta contra a escravidão foi a
formação de _________________________________, agrupamentos de pessoas fugidas
da escravidão.
c) Durante a guerra do luso-brasileiros contra o Quilombo dos
Palmares um jovem guerreiro chamado __________________________ começou a se
destacar por sua liderança e firmeza.
d) No Brasil de hoje ainda existem povoações habitadas pelos
descendentes dos antigos quilombolas, essas comunidades são chamadas de
______________________________ de quilombos.
5
– Faça a correspondência da segunda coluna de acordo com a primeira, sobre o
avanço da colonização tanto para o interior quanto o litoral. (0,4)
( A
) Soldados
|
( ) Atraídos pelos rebanhos sem dono,
após a destruição das missões, moradores de São Paulo, de Desterro e de
Laguna iniciaram a ocupação das Campinas do sul.
|
( B
) Bandeirantes
|
( ) ergueram um grande número de missões
no interior do Brasil, muitos combateram a escravidão indígena.
|
( C
) Jesuítas
|
( ) foram enviados ao litoral brasileiro
para combater a pirataria, ergueram fortes e povoados que estão na origem de
várias capitais brasileiras.
|
( D
) Criadores de gado
|
( ) houve três tipos principais; os que
caçavam índios, os que buscavam ouro e diamantes, e os sertanistas de
contrato.
|
6
– Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras? (0,4)
a) ( ) Expedições financiadas pela Coroa que se
propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) ( ) Movimento liderado pelos jesuítas para a
formação de uma nação indígena cristã.
c) ( ) Expedições particulares com o objetivo
de capturar índios e encontrar ouro e pedras preciosas.
d) ( ) Expedições de portugueses para atrair
tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.
7
– Leia o trecho abaixo: (0,4)
"Nossa milícia, Senhor, é diferente da
regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que
vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente
matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por
pagamento de munição."
(Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)
(Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)
De
acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que:
a) ( ) os bandeirantes possuíam tropas de
mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas.
b) ( ) havia proibição oficial de capturar
índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos
pelos colonos e pelos espanhóis.
c) ( ) os exércitos portugueses, organizados na
colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas
especializados em destruir quilombos.
d) ( ) muitas das bandeiras paulistas eram
constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e
capturar indígenas para serem escravizados.
8
– Assinale a alternativa que NÃO faz parte da rotina dos bandeirantes. (0,4)
a) ( ) Destruição de quilombos.
b)
( ) Captura de indígenas.
c) ( ) Busca por pedras preciosas.
d) ( ) Trabalhos comunitários nas missões
jesuítas.
9 – Os
jesuítas ergueram um grande número de missões. Responda: (0,4)
a) Em que
regiões do Brasil se localizavam as missões espanholas?
_________________________________________________________________________
b) Em
quais regiões do Brasil se localizavam as missões portuguesas?
_________________________________________________________________________
10 – Foi
um conflito ocorrido por volta de 1680 no Maranhão, envolvendo os jesuítas que
eram contra a escravidão indígena e colonos que dependiam dos indígenas
escravizados para extrair as drogas do sertão: (0,4)
a) ( ) Inconfidência mineira
b) ( ) Revolta de Beckman
c) ( ) Guerra dos Mascates
d) ( ) guerra dos Emboabas
Comentários
Postar um comentário