AFRICANOS NO BRASIL, DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA; A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.

1 – Assinale a alternativa errada. (0,4)
a)    (    ) Conseguir pessoas na África para vendê-las na américa foi um negócio lucrativo que durou mais de 300 anos.
b)    (   ) As mercadorias mais usadas no comércio de africanos pelo Atlântico eram fumo, pólvora e armas de fogo.
c)    (     ) Os africanos trouxeram para o Brasil apenas sua força de trabalho, já que eram povos sem cultura.
d)    (     ) A viagem das praias da África Ocidental para o Brasil durava de 30 a 45 dias.

2 – Faça a correspondência da imagem com o nome do instrumento usado como castigo contra os escravizados. (0,4)




(A)








(B)
 


(      ) máscara de flandres                                    


(      ) palmatória


(      ) gargalheira                                                  


(      ) libambo


( C )

 ( D )


3 – Escreva (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, sobre os escravizados. (0,4)
a)    (      ) os escravizados trabalhavam 8 horas por dia de segunda a sexta-feira; não trabalhavam aos sábados e domingos.
b)    (      ) o trabalho da mulher era cultivar a terra, cuidar dos doentes, colher e moer a cana, lavar, passar, vender doces e salgados.
c)    (      ) Nas grandes fazendas a maioria recebia um prato de feijão, arroz, farinha de mandioca ou milho, carne e verduras.
d)    (      ) a ama de leite, além de amamentar, cuidava da criança dos seus senhores.

4 – “Onde houve escravidão houve resistência”. Complete as frases corretamente, usando as palavras abaixo: (0,4)
REMANESCENTES      –     QUILOMBOS      –     CAPOEIRA       –       ZUMBI

a)    A ________________________________, dança e luta ao mesmo tempo, foi uma forma de diversão e defesa desenvolvida no Brasil pelos fricanos escravizdos e seus descendentes.
b)    Uma das principais formas de luta contra a escravidão foi a formação de _________________________________, agrupamentos de pessoas fugidas da escravidão.
c)    Durante a guerra do luso-brasileiros contra o Quilombo dos Palmares um jovem guerreiro chamado __________________________ começou a se destacar por sua liderança e firmeza.
d)    No Brasil de hoje ainda existem povoações habitadas pelos descendentes dos antigos quilombolas, essas comunidades são chamadas de ______________________________ de quilombos.

5 – Faça a correspondência da segunda coluna de acordo com a primeira, sobre o avanço da colonização tanto para o interior quanto o litoral. (0,4)
( A ) Soldados
(      ) Atraídos pelos rebanhos sem dono, após a destruição das missões, moradores de São Paulo, de Desterro e de Laguna iniciaram a ocupação das Campinas do sul.
( B ) Bandeirantes
(      ) ergueram um grande número de missões no interior do Brasil, muitos combateram a escravidão indígena.
( C ) Jesuítas
(      ) foram enviados ao litoral brasileiro para combater a pirataria, ergueram fortes e povoados que estão na origem de várias capitais brasileiras.
( D ) Criadores de gado
(      ) houve três tipos principais; os que caçavam índios, os que buscavam ouro e diamantes, e os sertanistas de contrato.

6 – Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras? (0,4)
a) (     ) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) (     ) Movimento liderado pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) (     ) Expedições particulares com o objetivo de capturar índios e encontrar ouro e pedras preciosas.
d) (     ) Expedições de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.

7 – Leia o trecho abaixo: (0,4)
 "Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição."
                                                        (Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)

De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que:
a) (     ) os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas.
b) (     ) havia proibição oficial de capturar índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhóis.
c) (     ) os exércitos portugueses, organizados na colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos.
d) (     ) muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.

8 – Assinale a alternativa que NÃO faz parte da rotina dos bandeirantes. (0,4)
a) (     ) Destruição de quilombos.
b) (     ) Captura de indígenas.
c) (     ) Busca por pedras preciosas.
d) (     ) Trabalhos comunitários nas missões jesuítas.

9 – Os jesuítas ergueram um grande número de missões. Responda: (0,4)
a)    Em que regiões do Brasil se localizavam as missões espanholas?
_________________________________________________________________________

b)    Em quais regiões do Brasil se localizavam as missões portuguesas?
_________________________________________________________________________

10 – Foi um conflito ocorrido por volta de 1680 no Maranhão, envolvendo os jesuítas que eram contra a escravidão indígena e colonos que dependiam dos indígenas escravizados para extrair as drogas do sertão: (0,4)
a)    (     ) Inconfidência mineira
b)    (     ) Revolta de Beckman
c)    (     ) Guerra dos Mascates
d)    (     ) guerra dos Emboabas




Comentários