A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA / A SOCIEDADE MINERADORA.

1 – Complete os espaços por termos corretos relativos à colonização do Brasil. (0,4)
a)    O avanço da colonização brasileira tanto para o interior quanto pelo litoral se deveu à ação de quatro grupos: os __________________________, os _________________________, ______________________________ e os ______________________________________.

2 – Faça a correspondência da segunda coluna de acordo com a primeira, sobre o avanço da colonização brasileira (0,4)
( A ) Soldados
(      ) foram atraídos pelos rebanhos sem dono após a destruição das missões, e iniciaram a ocupação das Campinas do sul.
( B ) Bandeirantes
(      ) ergueram um grande número de missões no interior do Brasil, muitos combateram a escravidão indígena.
( C ) Jesuítas
(      ) foram enviados ao litoral brasileiro para combater a pirataria, ergueram fortes e povoados que estão na origem de várias capitais brasileiras.
( D ) Criadores de gado
(      ) saíam à caça de índios para escravizar, em busca de ouro e de diamantes ou destruição de quilombos.

3 – Utilize as palavras ou expressões abaixo para completar as frases. (0,4)
MONÇÕES     –     BANDEIRAS    –    MISSÕES JESUÍTICAS    -    ENTRADAS
a)    As ______________________________________________ eram expedições oficiais que, partindo do litoral brasileiro, entravam pelo sertão à procura de ouro e pedras preciosas.
b)    As ______________________________________________ eram aldeamentos em que os indígenas trabalhavam e eram iniciados no Catolicismo.
c)    As ______________________________________________ eram expedições particulares que saíam geralmente de São Paulo com o objetivo de capturar índios e achar ouro e pedras preciosas.
d)    As ______________________________________________ eram expedições comerciais que seguiam de canoa pelos leitos dos rios, para vender alimentos, roupas e instrumentos de trabalho nas regiões mineradoras.


4 – Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.
a)    (     ) A Guerra dos Emboabas ocorreu na Região da Minas.
b)    (     ) O motivo principal da Guerra dos emboabas foi a disputa pelas minas de ouro entre os paulistas e os recém-chegados.
c)    (     ) A Guerra dos Emboabas terminou com a vitória dos paulistas.
d)    (     ) No desdobramento do conflito a capitania do Rio foi separada da de São Paulo e Minas

5 – Marque a alternativa INCORRETA sobre o período da mineração no Brasil. (0,4)
a)    (    ) Durante o século XVIII uma grande quantidade de ouro e pedras preciosas foi encontrada na região das minas; por esta razão, a presença da administração portuguesa na região era muito forte e organizada.
b)    (    ) A principal força de trabalho utilizada na região das minas foi o trabalho assalariado livre; a escravidão africana foi pouco utilizada.
c)    (    ) a descoberta de ouro e pedras preciosas no interior da colônia se deu em consequência das entradas e bandeiras.
d)    (    ) As principais regiões mineradoras do período colonial situaram-se em pontos onde hoje correspondem os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

6 – A criação das Casas de Fundição aumentou a insatisfação das pessoas ocasionando uma revolta em Vila Rica; a principais exigências dos rebeldes era a redução dos preços dos alimentos e a anulação do decreto que criava as Casas de Fundição. (0,4)
Marque a alternativa que NÃO faz parte das consequências dessa revolta.
a)    (    ) Seus principais líderes, Felipe dos Santos e Pascoal da silva Guimarães foram presos.
b)    (    ) Foi anulado o decreto que criava as Casas de fundição.
c)    (    ) O Arraial do Ouro Podre foi queimado.
d)    (    ) O rei de Portugal separou Minas Gerais de São Paulo.

7 – A mineração do ouro e de diamantes contribuiu para uma série de mudanças ocorridas no Brasil. Entre elas cabe destacar, EXCETO: (0,4)
a)    (    ) a ocupação e o povoamento de vastas áreas do interior brasileiro.
b)    (  ) o florescimento da vida rural, contribuindo para o crescimento da população nas fazendas.
c)    (    ) mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.
d)    (    ) a consolidação do mercado interno.

8 – Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas, sobre a sociedade mineradora. (0,4)
a)    (   ) Da mesma forma como ocorreu no ciclo da cana-de-açúcar, a principal força de trabalho utilizada na região das minas foi a escrava.
b)    (     ) a sociedade que se desenvolveu na região das minas era uma sociedade rural, claramente dividida entre senhores e escravos.
c)    (     ) As principais regiões mineradoras do período colonial situaram-se onde hoje são os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
d)    (      ) A sociedade que se desenvolveu na regi~]ao das minas era urbana; nela foi surgindo, com o tempo, negros forros, mulatos, homens livres pobres, artesãos e trabalhadores assalariados livres.

9 – Relacione a coluna da direita de acordo com a palavra da coluna esquerda: (0,4)

( A ) Casas de Fundição
(     ) órgão encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos e julgar os crimes praticados na região.
( B ) Datas
(     ) Vinte por cento de todo ouro extraído, imposto cobrado pelo governo português aos mineradores.
( C ) Quinto
(      ) lotes auríferos no qual se dividia as minas.
( D ) Intendência das Minas
(     ) locais onde o ouro era transformado em barras, selado e quintado, ou seja, tinha extraído sua quinta parte, como imposto.

10 – Leia o trecho abaixo. (0,4)
“Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa. ” (André João Antonil, “Cultura e opulência no Brasil por suas drogas e minas”.)

Nesse retrato descrito pelo jesuíta Antonil, no início do século XVIII, o Brasil colônia vivia o momento

a) (     ) do avanço do café na região do Vale do Ribeira e em Minas Gerais. Portugal, no início do século XVIII, percebeu a importância do café como a grande riqueza da colônia, passou então a enviar mais escravos para essa região e a controlá-la com maior rigor.
b) (     ) da decadência do cultivo da cana-de-açúcar no nordeste. Em substituição a esse ciclo, a metrópole passou a investir no algodão; para tanto, estimulou a migração de colonos para a região do Amazonas e do Pará.
c) (     ) da descoberta de ouro e pedras preciosas no interior da Colônia. A Metrópole, desde o início do século XVIII, buscou regularizar a distribuição das áreas a serem exploradas; como forma de impedir o contrabando e recolher os impostos, criou um aparelho administrativo e fiscal, deslocando soldados para a região das minas.
d) (   ) da chegada dos bandeirantes à região das minas gerais. Os bandeirantes descobriram o tão desejado ouro, e a Metrópole se viu obrigada a impedir a corrida do ouro; para tanto, criou leis impedindo o trânsito indiscriminado de pessoas na região, deixando os bandeirantes como os guardiões das minas.









Comentários