GRÉCIA ANTIGA AVALIAÇÃO


1 – As afirmações abaixo dizem respeito aos Jogos Olímpicos na Grécia antiga. Leia com atenção.
[ 1 ] Os Jogos Olímpicos são realizados de quatro em quatro anos.
[ 2 ] Somente os atletas do sexo masculino podem participar das provas.
[ 3 ] Os atletas participam das provas nus.
[ 4 ] Os Jogos são realizados sempre na mesma cidade.
[ 5 ] Os atletas recebem como prêmios uma coroa feita de folhas de louro.
[ 6 ] Entre as modalidades esportivas, pode-se citar: corrida a pé, lutas corporais e arremesso de disco.
[ 7 ] Apenas atletas gregos participam das provas.
Responda por meio de números.
a) Quais das alternativas acima continuam sendo válidas para os Jogos Olímpicos atuais?



b) Quais das alternativas acima não são válidas para os Jogos Olímpicos atuais?






2 – leia o trecho a seguir:


"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas (distantes), nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada (purificada), da humanidade."
Fonte: A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 197.

Escreva ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
a) (     ) Os deuses gregos tinham a forma de animais.
b) (     ) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. O que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade e os poderes.
c) (     ) a diferença entre os humanos e os deuses gregos é que os deuses não possuíam defeitos.
d) (     ) os deuses gregos não exerciam influência sobre a vida dos seres humanos.
e) (     ) os deuses gregos eram espécies de seres humanos divinizados e engrandecidos.

3 – Complete o diagrama seguindo as dicas:
1.      Montanha mais alta da Grécia.
2.      Deusa do amor e da beleza.
3.      Deusa da sabedoria.
4.      Deus dos mares e irmão de Zeus.
5.      Nome dos famosos jogos criados pelos antigos gregos.
6.      Deus da luz e protetor dos músicos, médicos e profetas.
7.      Relatos de um povo sobre a origem da vida, os fenômenos da natureza etc.
8.      Deusa da caça.
9.      Senhor do reino dos mortos.




1



M








2





I












3

T












4

O












5
O
L
I
M
P
I
C
O
S




6
A
P
O
L
O





7






G








8
A
R
T
E
M
I
S











9
H
A
D
E
S






4 – Leia com atenção o texto que se segue:

“O mundo em que vivemos deve muito aos gregos antigos. Nosso idioma, o português, está cheio de palavras gregas. As grandes obras de literatura e arte gregas até hoje são modelo de beleza. (...) Nos museus, as esculturas gregas estão sempre cercadas por admiradores.”
SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.133.

Marque a ÚNICA alternativa que NÃO indica uma influência grega na nossa cultura:
a) (    ) a mumificação
b) (    ) as Olimpíadas
c) (    ) o teatro (drama)
d) (    ) a democracia



5 –  Leia atentamente.
“As encenações teatrais na Grécia envolviam mecanismos cenográficos bastante complexos, utilizando inclusive maquinários que faziam os deuses aparecerem em cena como se estivessem no ar. Apenas os homens podiam participar das encenações. Usavam máscaras que ampliavam as proporções do rosto e para representar papéis femininos. Os atores usavam, também, altos tamancos para aumentar a estatura.”

Agora responda.
a) Quais os gêneros teatrais  criados pelos antigos gregos?
___________________________________________________________________________________

b) O teatro moderno tem uma grande diferença em relação ao teatro grego da Antiguidade. Cite uma passagem do texto que apresente essa diferença.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Relacione as colunas abaixo, com base na herança cultural deixada pelos gregos à nossa civilização:
( A ) Filosofia
( B ) Política
( C ) Medicina
( D ) História
( E ) Religião

(    ) Teve como um dos grandes destaques Hipócrates de Cós, que buscou criar métodos de tratamento com base na observação e nos relatos de pacientes.
(   ) Busca pela razão e pela sabedoria, valorizando o homem e colocando-o no cento das decisões. Sócrates, Platão e Aristóteles são exemplos de pensadores do período.
(   ) Marcada pelo politeísmo, havia no imaginário dos gregos vários deuses, semideuses e demais seres mitológicos.
(   ) Heródoto narrou as Guerra greco-pérsicas e manteve sua crença na participação dos deuses e tomou o partido dos gregos. Heródoto escreveu sobre a guerra do Peloponeso e buscou ser imparcial.
(    ) O conceito de democracia tem origem na cidade grega, onde todos os cidadãos tinham o direito de participar das decisões e discussões públicas.
  
7 – No século V a.C., o Império Persa ataca a Grécia; as cidades gregas reagem; é o começo do conflito denominado:
a) (    ) Guerras Greco-Pérsicas
b) (    ) Guerras Púnicas
c) (    ) Guerra do Peloponeso
d) (    ) invasão macedônica

8 – A Guerra do Peloponeso que durou de 431 a 404 a.C., foi um conflito:

a) (    ) dos gregos, liderados pelos atenienses, contra os persas.
b) (    ) de algumas cidades gregas, lideradas por Esparta, contra Atenas e suas aliadas.
c) (    ) das cidades gregas, lideradas por Tebas, contra a Macedônia.

d) (    ) de todas as cidades gregas na formação da Magna Grécia. 

Comentários