EGITO ANTIGO

 Leia o texto para responder as questões 1, 2, e 3.
            Os egípcios criaram uma civilização fascinante em meio ao deserto. Desde 5.000 a.C., os habitantes das aldeias próximas ao Nilo cultivavam cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, legumes, frutas, linho, algodão e papiro. E isso, só foi possível porque souberam aproveitar as cheias do rio Nilo. Anualmente, entre junho e novembro, as chuvas caem, o rio Nilo enche, transborda e umedece a terra. A partir de novembro, as águas baixam, o rio volta ao seu leito, e a terra fica coberta por uma rica camada de húmus, que favorece a prática da agricultura. Daí, então, a terra começa a ser semeada. Após um tempo, entre abril e junho, ocorre a época da colheita.

1 – Quais produtos os habitantes das aldeias próximas ao Nilo cultivavam?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Complete de acordo com o texto:
a) Meses em que as chuvas caem e o rio Nilo enche: _________________________________
b) Mês em que as águas baixam e o rio volta ao seu leito: _____________________________
c) Época da colheita: ______________________________________________

3 – Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
a) (    )  A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
b) (    )  A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
c) (   ) A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
d) (  ) O clima subtropical e o alto índice de chuvas no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

4 – Sobre o Egito antigo, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
a) [     ] Os egípcios souberam aproveitar as águas do Nilo, construindo represas e canais de irrigação para irrigar as áreas mais distantes.
b) [     ] Os faraós egípcios trabalhavam na construção de obras grandiosas, como túmulos, templos e palácios.
c) [     ] Os egípcios cultivavam cereais como o trigo e a cevada; criavam bois, patos e cabritos.
d) [     ] Os egípcios eram monoteístas, acreditavam que existia apenas um deus.
e) [     ] Os egípcios costumavam banhar-se várias vezes ao dia, perfumavam-se com óleos aromáticos e se maquiavam.


5 – Escreva o termo egípcio que completa cada frase escolhendo a palavra correta:



 
faraó – mumificação –  dinastia urna funerária – hieroglífica



a) Sucessão de reis pertencentes a uma mesma família: ______________________________
b) Nome que se dava ao rei entre os egípcios: ___________________________________
c) Nome que recebeu a escrita egípcia: _______________________________________
d) Caixão de defunto: _________________________________
e) Tratamento químico por meio do qual se evitava a decomposição do cadáver: ___________________________





6 – Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?

a) (    ) Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
b) (    ) Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.
c) (    ) Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.
d) (   ) Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

7 – Leia com atenção o trecho retirado da “Oração ao Nilo” e identifique as atividades econômicas citadas; com base nele, numere as alternativas:




         Oração ao Nilo
              [...]
  1. Salve, tu, Nilo! [...]
  2. Ao irrigar os prados criados por Rá,
  3. Tu fazes viver todo o gado, [...]
  4. Senhor dos peixes, durante a inundação, [...]
  5. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,


a)    (     ) agricultura
b)    (     ) pecuária
c)    (     ) pesca




8 – Faça a correspondência dos grupos sociais do Egito com suas características:



( A ) Camponeses
( B ) Escribas
( C ) Faraó
( D ) Escravos
( E ) Sacerdotes


(     ) Executavam os serviços religiosos e administravam os templos.
(     ) Estudavam cálculo, leitura e escrita, e controlavam toda a vida econômica do Egito 
(     ) Conhecidos também como felás, constituíam a maioria da população.
(     ) Eram geralmente prisioneiros de guerra, faziam todo tipo de trabalho pesado.
(     ) O mesmo que rei entre os egípcios.



9 – Quais os principais legados (heranças) deixados pela civilização egípcia para a humanidade?

a) (    )  Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (eleições diretas).
b) (    ) Conhecimentos na construção de grandes navios capazes de navegar pelos oceanos.
c) (    ) Técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.

d) (    ) Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

Comentários