Leia o texto para responder as questões 1, 2,
e 3.
Os
egípcios criaram uma civilização fascinante em meio ao deserto. Desde 5.000
a.C., os habitantes das aldeias próximas ao Nilo cultivavam cereais, como o
trigo, o centeio e a cevada, legumes, frutas, linho, algodão e papiro. E isso,
só foi possível porque souberam aproveitar as cheias do rio Nilo. Anualmente,
entre junho e novembro, as chuvas caem, o rio Nilo enche, transborda e umedece
a terra. A partir de novembro, as águas baixam, o rio volta ao seu leito, e a
terra fica coberta por uma rica camada de húmus, que favorece a prática da
agricultura. Daí, então, a terra começa a ser semeada. Após um tempo, entre
abril e junho, ocorre a época da colheita.
1 – Quais
produtos os habitantes das aldeias próximas ao Nilo cultivavam?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Complete
de acordo com o texto:
a) Meses
em que as chuvas caem e o rio Nilo enche: _________________________________
b) Mês em
que as águas baixam e o rio volta ao seu leito: _____________________________
c) Época
da colheita: ______________________________________________
3 – Qual
fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na
antiguidade?
a) ( ) A
presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na
região.
b) ( ) A
existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
c) ( ) A existência do rio Nilo que possibilitou
a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para
diversas finalidades.
d) ( ) O clima subtropical e o alto índice de
chuvas no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
4 – Sobre
o Egito antigo, assinale as alternativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
a) [ ] Os
egípcios souberam aproveitar as águas do Nilo, construindo represas e canais de
irrigação para irrigar as áreas mais distantes.
b) [ ] Os faraós egípcios trabalhavam na construção
de obras grandiosas, como túmulos, templos e palácios.
c) [ ] Os
egípcios cultivavam cereais como o trigo e a cevada; criavam bois, patos e
cabritos.
d) [ ] Os
egípcios eram monoteístas, acreditavam que existia apenas um deus.
e) [ ] Os egípcios costumavam banhar-se várias
vezes ao dia, perfumavam-se com óleos aromáticos e se maquiavam.
5 –
Escreva o termo egípcio que completa cada frase escolhendo a palavra correta:
faraó
– mumificação – dinastia urna funerária –
hieroglífica
a)
Sucessão de reis pertencentes a uma mesma família:
______________________________
b) Nome que
se dava ao rei entre os egípcios: ___________________________________
c) Nome
que recebeu a escrita egípcia: _______________________________________
d) Caixão
de defunto: _________________________________
e)
Tratamento químico por meio do qual se evitava a decomposição do cadáver:
___________________________
6 – Na
arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal
função das pirâmides?
a) ( ) Serviam como residência dos faraós e toda
nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
b) ( ) Para estocar a produção de grãos e
guardar as riquezas do faraó e sua família.
c) ( ) Servir de templo religioso, pois nelas
eram realizados os rituais egípcios.
d) ( ) Proteger e conservar o corpo do faraó
mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.
7 – Leia
com atenção o trecho retirado da “Oração ao Nilo” e identifique as atividades
econômicas citadas; com base nele, numere as alternativas:
Oração ao Nilo
[...]
- Salve,
tu, Nilo! [...]
- Ao
irrigar os prados criados por Rá,
- Tu
fazes viver todo o gado, [...]
- Senhor dos peixes, durante a
inundação, [...]
- Tu
crias o trigo, fazes nascer o grão,
a) ( ) agricultura
b) ( ) pecuária
c) ( ) pesca
8 – Faça
a correspondência dos grupos sociais do Egito com suas características:
( A )
Camponeses
( B )
Escribas
( C )
Faraó
( D )
Escravos
( E )
Sacerdotes
( ) Executavam os serviços religiosos e
administravam os templos.
( ) Estudavam cálculo, leitura e escrita, e
controlavam toda a vida econômica do Egito
( ) Conhecidos também como felás,
constituíam a maioria da população.
( ) Eram geralmente prisioneiros de guerra,
faziam todo tipo de trabalho pesado.
( ) O mesmo que rei entre os egípcios.
9 – Quais
os principais legados (heranças) deixados pela civilização egípcia para a
humanidade?
a) ( ) Democracia, graças ao sistema político no
Egito Antigo (eleições diretas).
b) ( ) Conhecimentos na construção de grandes
navios capazes de navegar pelos oceanos.
c) ( ) Técnicas de Mecânica, graças à criação de
diversas máquinas movidas à vapor.
d) ( ) Conhecimentos na área da Medicina (graças
à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da
Matemática (graças à construção de pirâmides).
Comentários
Postar um comentário